Páginas

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Por que você não está aprendendo com seus erros


"Todo mundo comete erros." Sim, eu sei: o fato é que isso é um grande clichê. Mas é a verdade, não é? 
Mas nem todo mundo aprende com seus erros e não há como desconsiderar. 
Por que algumas pessoas continuam repetindo os mesmos erros uma e outra vez, mesmo pessoas que são razoavelmente inteligente?
Vou te mostrar o porquê você não pode aprender com seus erros:


1º Você não quer aprender
Sim, bastante óbvio. Muito facilmente, tratamos nossos erros como pura ''má sorte'' ou algo parecido. Ou nos prendemos a clichês como "poderia acontecer com qualquer um" e "todos nós cometemos erros", qualquer coisa para evitar realmente lidar com nossos próprios erros. 

Temos a tendência de sempre procurar uma causa fora de nós ou fora de nosso controle para culpar por nossos erros, é o que contribui para experiências de aprendizagem ruins. 
Fazemos isso porque se buscarmos a causa dentro do nosso próprio comportamento, isso pode levar a sentimentos de remorso , culpa ou raiva, mas é uma rota muito mais construtiva para o crescimento pessoal. 
Você realmente quer aprender com seus erros, mesmo que isso signifique mudar suas rotinas, seu sistema de crenças, suas atitudes e hábitos? É preciso um esforço consciente para mudar as coisas na vida. A vontade de aprender, se adaptar e mudar é um ingrediente chave na aprendizagem de seus erros. É por isso que eu estou me forçando a aceitar a mudança, sabendo que é o que eu preciso para crescer.

2º Você não acha que pode aprender
Isto pode parecer como psicológica, mas na verdade é um fator determinante para se devemos ou não aprender com nossos erros. 
Você sente como se poderia aprender alguma coisa? Então você acabou de aumentar consideravelmente as suas chances de realmente aprender com seus erros. Mas se você está convencido de que não importa, porque você nunca vai aprender, que todos os seus esforços não vai fazer a diferença, sinto muito, mas você ta difícil de aprender. 

3º e ultimo, Você não tem tempo para aprender
Enquanto nós automaticamente aprender com os erros simples, precisamos de tempo para aprender com os mais complexos erros. Experiências de aprendizagem não acontecem por si só, você precisa fazer um esforço, a reflexão é fundamental quando necessário, analisar o que correu mal, estudar a causa e efeito, criar uma visão de panorâmica, como montar o quebra-cabeça com todas as peças dos acontecimento. Só então você pode identificar onde você errou (ou onde outros cometeram erros) e começar as mudanças que o irá impedir de fazer este erro novamente.

Portanto, pare e pergunte-se: você está realmente aprendendo com seus erros? Ou você comete os mesmo erros sempre? Se for esse o caso, você pode querer levar algum tempo para examinar a sua atitude para ver por que você não está aprendendo com seus erros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário